domingo, 1 de abril de 2012

Notícia

União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais 
(Fonte do texto, com a devida vénia ao autor: http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=622)

"A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou World Conservation Union, inglês) é uma organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais.
Fundada em 1948, a sede está localizada em Gland, Suíça, reúne 84 nações, 112 agências de governo, 735 ONGs e milhares de especialistas e cientistas de 181 países, estando entre as principais organizações ambientais do mundo.
A missão da IUCN é influenciar, encorajar e assistir sociedades em todo o mundo na conservação da integridade e biodiversidade da natureza, e assegurar que todo e qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável.


Estas são as Categorias de áreas de Manejo Protegido que existem:

•Ia - Reserva Estrita da Natureza 
Área de terra e/ou mar que possui algum ecossistema, aspecto e/ou tipo geológico ou fisiológico, importante ou representativo, disponível primariamente para pesquisa científica e/ou monitoramento ambiental. 
•Ib - Área Selvagem 
Grande área de terra e/ou mar não modificada ou pouco modificada, que mantém seus caráter e influência naturais, sem habitação permanente ou significativa, a qual é protegida e manejada de modo a preservar sua condição natural. 
•II - Parque Nacional - Área natural de terra e/ou mar, destinada a: 
1.proteger a integridade ecológica de um ou mais ecossistemas para a geração atual e as futuras; 
2.excluir a exploração ou ocupação inimiga dos propósitos indicados para a área; 
3.fornecer uma base para oportunidades espirituais, científicas, educacionais, recreativas e de visita, que devem ser todas ambiental e culturalmente compatíveis. 
•III - Monumento Natural 
Área contendo uma, ou mais, características natural/cultural que é de valor significativo ou único devido a sua raridade, qualidades representativa ou estética, ou significância cultural inerente. 
•IV - Área de Manejo de Habitat/Espécie 
Área de terra e/ou mar sujeita a intervenção ativa com o propósito de manejo para garantir a manutenção de habitats e/ou satisfazer as necessidades de determinadas espécies . 
•V - Paisagem/Costa Protegida 
Área de terra ligada à costa e mar, onde a interação entre pessoas e natureza ao longo do tempo produziu uma área de caráter distinto com valor estético, ecológico e/ou cultural significativo, geralmente com grande diversidade biológica. Salvaguardar a integridade desta interação tradicional é vital para a proteção, manutenção e evolução de tal área. 
•VI - Área Protegida de Manejo de Recursos 
Área que contém predominantemente sistemas naturais não modificados, manejada para garantir proteção e manutenção a longo prazo da diversidade biológica, embora suprindo ao mesmo tempo um fluxo sustentável de produtos naturais e serviços para satisfazer as necessidades da comunidade."

Sem comentários: